É importante pesquisar sobre o médico de infertilidade antes de escolher um, saber onde formou, se tem realmente formação e título na especialidade de reprodução assistida e outros detalhes que vou mencionar abaixo.
O primeiro passo para escolher seu médico de infertilidade é fazer uma pesquisa no site do CRM do estado do médico, lá você poderá verificar informações básicas sobre a área de formação e a especialidade do seu médico.
O Google pode ajudar você com informações complementares do seu médico, se ele tiver um site você poderá encontrar informações como formação acadêmica (a instituição de formação do seu médico é conhecida?), títulos (ele possui RQE, título de especialista na área) e experiências (trabalhou ou trabalha em grandes centros de reprodução assistida).
Esse primeiro passo é fundamental para saber se ele é ou não quem você pensa que é. Existem médicos que dizem ser especialista em reprodução assistida que não tem nem formação na área, cuidado!
O segundo passo é procurar por indicações de casais que já passaram com aquele médico, isso ajuda você a entender o perfil do medico que está procurando.
Esses dois passos são importantes antes de realizar a primeira consulta.
A escolha do médico de infertilidade é uma decisão pessoal e você tem que escolher aquele que melhor se adapte as suas necessidades, às vezes o melhor médico fica longe de você e tem uma agenda distante, mas estes fatores não podem limitar sua escolha.
Após a escolha do seu médico é fundamental que você confie nele, isso não quer dizer que você não pode perguntar nada, mas quando questionar seu medico sobre algum procedimento e obtiver uma resposta de acordo com estudos, confie nele. É melhor para seu medico que você pergunte a ele do que tire suas duvidas no Google ou em grupos de tentantes.
Dicas práticas:
- não escolha seu médico pelo número de seguidores nas redes sociais;
- não escolha seu médico pela beleza do consultório;
- não escolha seu médico por garantir o resultado da sua FIV.
Portanto, pesquise com calma, veja as recomendações de outras pessoas, escolha o médico que melhor se adapta aos seus objetivos e necessidades e não hesite em buscar uma segunda opinião.