Você sabe qual é a sua real chance de gravidez?
É pensamento comum a gente achar que é fácil e simples engravidar, afinal tanta gente acaba engravidando até sem querer.
Então os casais pensam que vão suspender o método anticoncepcional, vai dar um mês ou dois no máximo e já vai engravidar.
Mas sabiam que analisando dados não é tão simples e não é tão fácil.
Se a gente pegar estatísticas de casais com mulheres com menos de 30 anos que é a nossa idade mais fértil da vida a chance de gravidez por mês vai ser em torno de 25%, ou seja, de cada 100 casais sem prevenção 25 vão engravidar e 75 vão precisar continuar tentando.
É claro que na medida que vamos nos expondo novos meses essa chance acumulativa aumenta e dentro de um ano a grande maioria das pessoas vai ter realmente engravidado, mas essa chance que já não é tão grande vai diminuindo com o passar do tempo da idade da mulher.
Então, esse mesmo casal agora com a mulher aos 40 anos a chance média dela engravidar por mês é em torno de 5%, ou seja, a cada 100 casais sem prevenção 5 vão engravidar e 95 vão precisar continuar as tentativas.
Entendam que não estou dizendo que não conhece uma pessoa que engravidou rápido aos 40 anos ou mais, que é impossível, que você deve parar de tentar, que é difícil…
A principal mensagem é que não é tão simples assim, então pode ser que mesmo jovem, mesmo com tudo normal, o processo demore mais meses do que você esperava e pode ser que esteja tudo bem.
O importante é alertar as pacientes que começaram as tentativas numa idade reprodutiva um pouco mais avançada, a partir dos 35 anos ou mais próximo dos 40 anos que as chances são menores efetivamente, naturalmente ou por tratamento.
Então, é importante a gente ficar atenta que pode ser que não seja tão fácil assim e que depois de 6 meses sem sucesso você deve procurar uma especialista em reprodução assistida para investigar o casal.