Istmocele é uma alteração da cicatriz da cesárea no seu útero, então é uma alteração que só acontece em mulheres em quem já passaram por parto cesárea.
Quando é retirado o bebê, as paredes do útero, o músculo miométrio, ela é costurada bem junta, mas no processo de cicatrização pode ser que a parede se afaste alguns milímetros e cause essa condição que forma um espacinho como se fosse uma bolsinha que é a istmocele.
Na maioria das pessoas isso não vai ter qualquer implicação, não vai ter sintoma nenhum.
Mas pode acontecer e é o principal sintoma, o sangramento.
Aquelas pacientes com uma menstruação mais prolongada, uma menstruação que tem aquele restinho por vários dias ou até sangramentos aleatórios no meu do ciclo pode ser a istmocele.
Qual sua relação com a infertilidade?
A istmocele contribui para a infertilidade com um possível papel da implantação, ou seja, nas falhas de implantação, perda gestacional incial.
O que acontece nesse processo é a istmocele forma naquela região uma cicatriz como se fosse uma bolsinha e essa bolsinha encher de líquido, uma líquido inflamatório, sendo esse líquido inflamatório prejudicial ao embrião e ao processo gestacional.
Então, é importante nas pacientes com cesárea previa que estão passando pelo tratamento de reprodução assistida sejam avaliadas com cuidado no ultrassom essa região da cicatriz para ver se existe acumulo de liquido e se tiver, se é necessário tomar alguma providencia para que isso não tem impacto no processo de reprodução assistida, mais especificamente na implantação do embrião.