Para ter mais chances de engravidar naturalmente, primeiro a mulher precisa saber quando é seu período fértil. E para saber o período fértil, a mulher precisa saber como é seu ciclo menstrual e quando ocorre a sua ovulação.
A ovulação ocorre geralmente 14 dias antes da próxima menstruação.
Mas só saberemos quando ocorrerá a próxima menstruação se seu ciclo for regular.
Ciclos regulares são aqueles que duram em média 25 – 35 dias, sendo que não precisam ter o mesmo número exato de dias sempre.
______________________/_________________/_______________________
Fase Folicular Fase Lutéa Menstruação
O período fértil ocorre no intervalo dos 3-5 dias anteriores a ovulação + o dia da ovulação, sendo o período mais fértil os 2 dias anteriores a ovulação + o dia da ovulação.
Sinais de ovulação:
– muco cervical (secreção vaginal) > cor clara de ovo;
– aumento da temperatura basal, cerca de 0,5ºC;
– aumento do desejo sexual;
– dor pélvica.
Então, para aumentar suas chances o ideal é ter relações sexuais sem nenhum método contraceptivo todos os dias ou em dias alternados no período fértil.
Você também pode ter relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana, independentemente de estar no período fértil.
Ressalta-se que ter relações diariamente não prejudica a qualidade do sêmen, não existe melhor horário para fazer sexo, nem posição que aumente as chances de gravidez e nem obrigação de ficar em determinada posição após o sexo.
Ciclo irregular:
E como calcular o período fértil do ciclo irregular?
Para pacientes com ciclo irregular a determinação do período fértil é algo mais complexo, vai variar de ciclo a ciclo e pode não existir esse período naqueles ciclos em que a mulher não ovular. Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.
Em caso de dúvida, procure uma médica especialista em reprodução assistida.