Como funciona a captação de óvulos?
A captação é um procedimento bem tranquilo, ele é feito com um ultrassom transvaginal semelha aos vários que vocês mulheres já fizeram, só que na ponta da sonda, que é o aparelho introduzido na vagina vai ter um local para passar a agulha e acessar os ovários.
Os ovários com os folículos grandes se aproximam do fundo da vagina, a aguda vai passar a parede vaginal e vai até os ovários, na verdade dentro de cada folículo, essa agulha é ligada a um sistema de aspiração que vai puxar o líquido de dentro dos folículos para tubos de ensaio. Enquanto isso acontece nós vamos vendo no ultrassom os folículos murcharem e indo com a agulha de folículo em folículo até todos estarem vazios.
Junto com o líquido folicular é que vem o óvulo, sendo que não conseguimos ver o óvulo para captar porque ele é uma estrutura muito pequena. Então, os óvulos só serão vistos quando os tubos de ensaio forem passados para o laboratório e as biólogas olharem o líquido no microscópio.
Portanto, desse modo é feita a captação que demora entre 10 e 20 minutos, sendo um procedimento rápido.
Mas esse procedimento dói?
Em alguns lugares como a China não é feita nenhuma medição, porém fazemos uma sedação leve intravenosa para vocês dormirem e evitar qualquer desconforto, quando o procedimento acaba acordamos vocês.
Consulte um médico especialista em reprodução humana.