A vasectomia é procedimento cirúrgico de fechamento dos canais deferentes do homem.
Boa parte das mulheres que fazem laqueadura se arrepende como a gente já viu aqui https://drathaishespanhol.com.br/consigo-engravidar-apos-a-laqueadura/ e não é diferente com os homens, uma boa parcela acaba se arrependendo da vasectomia e deseja novos filhos.
Portanto, a vasectomia para quem não sabe é uma cirurgia onde se corta o canal deferente que liga testículo e epidídimo, onde são produzidos e armazenados os espermatozoides, a uretra onde eles são eliminados no liquido da ejaculação, não sendo necessário internação para esse tipo de cirurgia.
Então, o paciente que fez vasectomia, ele ejacula normalmente, mas não há espermatozoides nessa ejaculação, condição que é chamada de azoospermia. É um procedimento considerado definitivo, mas existe sim chance de gravidez caso haja arrependimento. Nesse caso pode-se tentar uma cirurgia de reversão ou uma fertilização in vitro.
Na cirurgia de reversão, um novo procedimento tenta recanalizar esses ductos na tentativa da gestação natural, sendo sua taxa de sucesso baixa.
Já na fertilização é feita uma punção de epidídimo e testículo para aspirar esses espermatozoides e fertilizar os óvulos diretamente em laboratório.
A decisão entre um método e outro deve ser sempre guiada por um especialista que vai levar em conta vários fatores idade da mulher, reserva ovariana, fatores que vão influenciar na gestação natural, outros fatores de infertilidade que aquele casal possa apresentar e principalmente há tanto tempo foi aquela cirurgia, já que quanto mais tempo se passou do procedimento pior a chance da reversão da certo.
Cabe ressaltar que a vasectomia não causa impotência e não diminui o libido.
Se você ficou com dúvida de qualquer termo apresentado no texto consulte nosso dicionário https://drathaishespanhol.com.br/dicionario-da-tentante-siglas-e-termos-usados-pelas-futuras-mamaes/
Portanto, não deixe de procurar um especialista para uma melhor avaliação.