O espermograma é um dos exames básicos para o casal que está tentando engravidar. Ele avalia a capacidade reprodutiva do homem. Por ser um exame básico deve ser solicitado logo no ínicio da investigação do casal, juntamente com a investigação feminina.
(Para relembrar os exames básicos que o casal com dificuldades para engravidar precisa fazer: https://drathaishespanhol.com.br/quais-exames-preciso-fazer-para-investigar-a-infertilidade/ )
O espermograma avalia a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. A quantidade é um valor objetivo, sendo avaliado o número total de espermatozóides e a concentração por ml. Já a qualidade é estimada pela proporção de espermatozóides que se movimentam de forma correta (progressivos) e de forma mais subjetiva pela sua morfologia (formatos da cabeça e da cauda, tamanho, etc)
A coleta do material geralmente é feita no próprio laboratório. Entretanto em alguns casos, havendo dificuldade na coleta, pode ser realizada coleta em casa. Nesse caso a coleta pode ser realizada no frasco próprio de coleta fornecido ou através de uma camisinha especial, que não contém espermicida e é livre de lubrificantes que podem interferir nos resultados do exame. O material deve ser armazenado conforme as orientações do laboratório e levado imediatamente para análise.
Importante não utilizar lubrificantes na coleta.
O valor do exame varia em média de R$ 50,00 a R$ 300,00 dependendo do laboratório.
A análise é realizada em duas etapas, macroscópica (“olho nu”) e microscópica. Os parâmetros de referência definidos pela OMS (organização mundial de saúde) são os seguintes:
· Volume total ejaculado: ≥ 1,5 ml;
· pH do líquido seminal (fita reagente): ≥ 7,0
· Concentração por ml (quantidade de espermatozoides por ml): ≥ 15,0 milhões por ml;
· Concentração total (quantidade de espermatozoides no volume total do ejaculado): ≥ 39,0 milhões no ejaculado;
· Motilidade Progressiva que é dividida em quatro categorias: a) móvel, direcional, linear e rápido; b) móvel, direcional, linear e lento; c) move a calda mas não se desloca; d) imóvel, não se desloca. A soma da letra ‘a’ e da letra ‘b’ tem que ser ≥ 32 %;
· Vitalidade: ≥ 58% de espermatozoides vivos;
· Morfologia de Kruger, análise do formato, tamanho do espermatozoide, de sua cauda e a peça intermediária que liga estas porções: ≥ 4%.
É importante não tirar conclusões diante da análise isolada dos valores de referência de cada um dos parâmetros, devendo sempre aguardar a avaliação e interpretação do exame pelo seu médico.
Concluindo: O casal que está com dificuldades para engravidar deve procurar avaliação médica para realização de exames básicos e dentre eles está o espermograma. Apesar da resistência de muitos homens em realizar esse tipo de exame, é preciso quebrar esse preconceito, pois este exame é fundamental para saber sobre a saúde reprodutiva do casal.
Portanto, em caso de dúvida procure uma médica especialista em reprodução assistida.