Ajustar as expectativas na FIV é fundamento para o casal entender o que esperar e o que não esperar do tratamento.
No inicio de um tratamento de FIV temos todos os tipo de pacientes:
– mulheres que leram muito sobre o tema na internet;
– aquelas que participam de grupos de tentantes;
– algumas que já fizeram outros tratamentos;
– e as iniciantes que não fazem ideia do que seja uma FIV.
Quando uma paciente passa em consulta sem saber nada sobre FIV, ela acha que FIV é certeza de gravidez, que o alto valor do tratamento permite escolher de quantos bebês ela irá engravidar e até escolher o sexo dos bebês.
Mas infelizmente não é assim uma FIV.
Inicialmente, temos que entender que as chances de gravidez estão relacionadas com a idade do óvulo e que a FIV não é certeza de gravidez, infelizmente.
Portanto, é preciso entender o funil da FIV.
Folículos – óvulos – embriões – gravidez, ou seja, nem todo folículo terá óvulos, nem todo óvulo tornará um embrião e nem todo embrião gerará uma gravidez.
Em média conseguimos óvulos de 60% dos folículos com diâmetro maior que 10 mm no momento da captação. Porém este número varia muito entre as mulheres. Em outras palavras, o esperado é que uma mulher com 10 folículos maiores que 10 mm consiga 6 óvulos, mas é possível que não consiga óvulos ou que consiga até 10 óvulos no procedimento.
Com relação aos embriões, usualmente conseguimos um embrião a cada 2-6 óvulos colocados para fertilização, sendo algo extremamente variável entre os casais e depende da qualidade dos gametas.
Infelizmente, nem todo embrião resultará numa gravidez. As chances de gravidez por embrião vão variar de acordo com a idade da mulher.
Assim, é fundamento entender todos esses passos e ter conhecimento de que a FIV não é certeza de gravidez, infelizmente.
Em caso de dúvidas procure uma médica especialista em reprodução assistida.