A partir do atraso menstrual os testes de gravidez podem ser aplicados no sangue ou na urina.
O nível de hCG (hormônio coriônico humano) produzido pela placenta da mulher grávida aumenta no sangue e é eliminado pela urina.
O hCG aumenta continuamente nas primeiras semanas de gravidez (principalmente de 8 a 10 semanas).
Qual tipo de teste devo fazer?
De forma simplificada, existem os testes qualitativos (mostram se é positivo ou negativo) e os testes quantitativos (mostram um valor no resultado).
A vantagem do teste de urina é que ele é rápido e simples, você pode fazer no banheiro da sua casa e o resultado fica pronto em minutos. Alguns testes de urina são quantitativos e mostram de quantas semanas aproximadamente você está grávida, mas ainda assim não fornecem um valor específico.
Já, o teste de BHCG sanguíneo quantitativo tem um resultado mais demorado, mas suas informações são mais completas. De forma pratica: um teste com menos de 5mUI/ml é negativo e o valor acima de 25 mUI/ml é positivo.
No início da gravidez é esperado que o valor do hCG dobre em média a cada 48 horas, o que pode ser útil em alguns casos para acompanhamento da gestação.
Quando realizar os testes?
Os testes devem ser feitos a partir do atraso menstrual para mulheres que tiveram relações desprotegidas.
O teste de urina deve ser realizado preferencialmente na primeira urina do dia, pois essa é a urina mais concentrada que produzimos, o que torna o resultado mais sensível.
Para o teste de sangue, não há qualquer preparação, ele pode ser feito em qualquer horário do dia e você não precisa fazer jejum.
Posso ter um teste de urina negativo e estar grávida?
Sim, o teste de urina pode dar falso negativo, principalmente se o teste é realizado de forma muito precoce. Raramente, mas alguns medicamentos, como: prometazina e diuréticos também podem estar associados a falso negativos.
E posso ter um teste positivo e não estar grávida?
Sim, o falso positivo do teste de urina também pode ocorrer, mas é bastante raro. Também existem medicamentos e condições de saúde que podem gerar um falso positivo.
Em caso de dúvidas no teste de urina é sempre recomendada a realização do BHCG sanguíneo quantitativo, que fará o diagnóstico definitivo de gravidez e procurar a ajuda de um médico especialista para indicar as condutas seguintes necessárias.