A ASRM (American Society for Reproductive Medicine) publicou orientações sobre como melhorar as chances de gravidez natural em casais.
A primeira orientação é saber que a fertilidade feminina diminui significativamente após os 35 anos, porém para os homens a fertilidade não parece ser afetada antes dos 50 anos.
Dica: mulheres, não deixem para ter filhos após os 40 anos, caso não seja possível ter filhos antes, congelem seus óvulos.
A segunda orientação é saber o período fértil. A ovulação ocorre geralmente 14 dias antes da próxima menstruação, porém os estudos mostram que a probabilidade de gravidez é maior quando a relação ocorre nos 2 dias anteriores a ovulação.
Para saber mais sobre período fértil https://drathaishespanhol.com.br/calculando-o-periodo-fertil-no-ciclo-regular/
A terceira orientação é ter relações sexuais frequentes, pelo menos de 2 a 3 vezes na semana. Ejaculações frequentes não diminuem a fertilidade masculina e intervalos de abstinências superiores a 5 dias podem afetar negativamente a contagem de espermatozoides.
A quarta orientação é usarem kits de detecção de ovulação ou monitoramento do muco cervical, pois estudos tem mostrado aumentar as chances de gravidez.
Dica: não existe nenhuma posição sexual que aumente as chances de gravidez.
Também não existem evidências suficientes de que uma dieta especifica possa melhorar a fertilidade natural.
A quinta orientação é para as mulheres que desejam engravidar suplementarem diariamente ácido fólico (400 mcg) para diminuir o risco de defeitos do tubo neural.
A sexta orientação é não abusarem de álcool, não usarem drogas, não fumarem e não ingerirem GRANDES QUANTIDADES DE CAFEÍNA (500 mg / 5 xícaras de café por dia), pois podem afetar a fertilidade.
Dica: durante a gravidez, o consumo de 2 ou 3 xícaras por dia pode aumentar o risco de aborto espontâneo.
A última orientação é para homens e mulheres limitarem sua exposição a produtos químicos e a poluição do ar.
Em caso de dúvidas procure uma médica especialista em reprodução assistida.